Sílvio Feitosa

11 de jun de 20192 min

revoares

Atualizado: 13 de jun de 2019

“Ei, quero-quero
 
Oi, tico-tico
 
Anum, pardal, chapim
 
Xô, cotovia
 
Xô, ave-fria
 
Xô, pescador-martim
 
Some, rolinha
 
Anda, andorinha
 
Te esconde, bem-te-vi
 
Voa, bicudo
 
Voa, sanhaço
 
Vai, juriti
 
Bico calado
 
Muito cuidado
 
Que o homem vem aí
 
O homem vem aí
 
O homem vem aí”

Chico Buarque

A galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, apresenta a mostra de arte “Revoares”, do artista das artes visuais Edson Macalini. A exposição está aberta à visitação até o dia 14 de julho.

Jataguá Cupú

Edson Macalini apresenta desenhos em nanquim sobre papel, abrigando a diversidade da passarada que habita as ribeiras da Amazônia. Uma coletânea minuciosa da diversidade da fauna do norte do país.

Cabori do Mocambo

As espécies catalogadas e desenhadas pelo artista, reúnem 3.300 desenhos de pássaros e parte delas foram distribuídos pelo espaço expositivo. A beleza da diversidade coloca o espectador frente a frente com a riqueza da vida silvestre brasileira, dando-lhe conhecimento sobre a multiplicidade de formas, cantos e modos de vida da passarada amazônica.

Fininho Jambuzeiro

O estudo cataloga espécies raras que merecem toda a atenção dos que amam a natureza ou simplesmente tem curiosidade sobre o nosso patrimônio natural. Desperta o interesse daqueles que amam o desenho como forma estética e artística de se expressar. Os trabalhos são ricos em detalhes e vão desde a representação das plumagens, bicos, garras e olhares, além da forma elegante e diversa que cada espécie desenvolveu ao longo de sua evolução. Cada desenho traz sua apresentação com textos descrevendo a casta, curiosidades e habitat.

Uma mostra de arte não é só um espetáculo lúdico para o espectador, mas um evento que conclama aos visitantes à reflexão sobre o tema abordado, agregando-lhe conhecimento, formando consciência e definindo seu posicionamento no mundo.

A galeria Archidy Picado está de parabéns por trazer, para o público paraibano, essa mostra. Só através do conhecimento forma-se cidadãos capazes de tomar partido em prol da preservação da flora e fauna, repelindo os ataques sistemáticos às florestas, mananciais e reservas naturais.

    980
    2