top of page

Sarau Poemas e Cantos da Cidade



O Tribunal de Contas do Estado, o Centro Cultural Ariano Suassuna e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba promoveram, nessa quinta-feira (25), a segunda mostra do Sarau Poemas e Cantos da Cidade. O evento ocorreu no teatro do centro, e na oportunidade foram homenageadas personagens ligadas a cultura de nosso Estado, além de lançamento de cordéis e apresentações musicais.


Perante um público formados por alunos das escolas EEEF Professora Antônia Rangel de Farias, EMEF Tharcilla Barbosa da Franca e admiradores das artes poéticas e visuais, o coordenador do Centro, Flavio Sátiro Fernandes Filho, promoveu a abertura do evento. Na sequência o poeta Marconi Araújo anunciou, em versos, as atrações do dia.



Está em cartaz no hall do centro a mostra de artes Naíf, "UNIVERSO NAIFF", de autoria do coletivo "Mulheres da Arte Naif", que tem como afiliadas as artistas plásticas Analice Uchoa, Ana Lima, Célia Gondim, Lu Maia,) Laucilene Rocha, Letícia Lucena, Manu da Paz, Patrícia Lucena e Val Margarida.



As homenagens do dia foram para: Ana Gabriela de Luna Cordeiro, pernambucana, jornalista, radicada, a muito, em João Pessoa, atual coordenadora do Museu Casa de Cultura Hermano José, equipamento de cultura ligado a Universidade Federal da Paraíba;





Tadeu Mathias, campinense, compositor, músico instrumentista, cantor e professor;








Sílvio Feitosa Ferreira, monteirense, artista das artes visuais e iniciante nas artes poéticas. Aos homenageados foram conferidos certificados de reconhecimento pela contribuição ao engrandecimento da cultura paraibana.



O evento contou com a performance dos poetas, Rubens do vale que fez sua apresentação ao som de seu violão; Thiago Alves e Tiago Monteiro se presentearam, a audiência, com lindos versos de suas autorias; a poetiza Sheila Virginia apresentou e declamou seu novo cordel, "O cordel da Hipertensão", que versa sobre a patologia que envolve grande parte da população.


Uma doença danada

Chamada Hipertensão

É aquela que acomete

Muito o nosso coração;

Sem idade pra se ter,

se você não combater

Pode sofrer da pressão.

...

Robson Jampa apresentou seus cordéis e declamou versos de seu novo livreto "Lendas do folclore Brasileiro "

Venho aqui para falar que

O Brasil é multicultural,

De lendas e mistérios

Um folclore sensacional,

Nesse cordel vou te contar

Pais de riqueza sem igual

Essa terra de lendas mil

Herança da história,

É da cultura popular

Que dá gosto e glória,

O Folclore brasileiro

Que não é falatória.


Roubando a cena, o aluno da escola Professora Antônia Rangel de Farias, Apollo Ferrari, poeta, compositor, cantor apresentou seu poema" Monalisa" e cantou, à capela, uma de suas criações musicais,







O público pode apreciar um verdadeiro show do homenageado Tadeu Mathias. Ele abriu sua apresentação com a música, de sua autoria, Geraluz (1981), na sequência brindou o público com seu rico repertório. O cantor fechou a sua apresentação com a belíssima composição de Aldir Blanc Mendes e João Bosco De Freitas Mucci, gravado por Elis Regina "O bêbado e o equilibrista", arrancando aplausos da plateia.

O evento Sarau Poemas e Cantos da Cidade ocorre sempre na últimas quintas-feiras do mês. Esse é um evento marcante do calendário de cultura da cidade. Prestigie!


Posts recentes

Ver tudo

DIVAS

bottom of page