top of page

Anjo Gabriel


A Usina Cultural Energisa abriu nessa sexta-feira (24), a nova exposição de artes visuais "Anjo Gabriel" dos artistas Margarete Aurélio e Gabriel Batysta. A mostra conta com desenhos e pinturas da artista Margarete e vídeos e poemas do artista performático Gabriel Batysta. Os trabalhos ficarão em exposição até o dia 22 de abril de 2023.



A mostra nos surpreende já na entrada, quando somos recebidos por olhares inquisidores que penetram em nossas mentes, colocando-nos na posição de observados e não de observadores. Os desenhos da artista, que retrata o performático Gabriel, com seus olhares esbugalhados, tomam força e vida, inspecionando todos que adentram ao recinto.


As exibições de vídeos do Gabriel, performando cenas que remetem ao começo do cinema Hollywoodiano, é de impressionar, uma vez que não nos damos conta de ser uma produção feita com celular, assemelhando-se as grandes produções do cinema mudo.


As poesias que intercalam os trabalhos dão o tom da leitura da exposição.













A distribuição dos trabalhos, pensados pelo curador Dyógenes Chaves, nos leva a viajar através das obras dos artistas, as telas vídeos e poemas nos remetem aos grandes momentos das décadas das libertações mentais ocorrida nos anos cinquenta e sessenta, onde a juventude tomou as rédeas de suas vidas, com as descobertas de psicotrópicos que os levaram a promover movimentos de libertação do corpo e da mente. Viagens a mundos lúdicos de paraísos com fadas e gnomos são retratados em preto e branco. Tela que, para mim, remete aos devaneios e inquietações religiosas na qual o ser é impregnado por imagens sacras que o perturba, colocando-nos em xeque sobre as nossas próprias crenças.


Os momentos de viagens ao mundo psicodélico são exibidos em magníficas pinturas com expirais mágicas que nos conduzem para dentro da obra, criando uma sensação de vertigem, chamando-nos para viajar no mundo imaginário dos artistas.





Em um trabalho magnífico, Margarete retrata uma cena que nos coloca diante de uma realidade social em que, nem sempre se convive só com o belo. Ela nos chama atenção para as verdades de convivermos harmoniosamente com ratos e urubus. Somos plurais e todas as espécies têm a sua beleza e sua utilidade no mundo.




O erotismo está presente em todos os trabalhos, assim como em todas as fases de nossas vidas. Os sonhos, as construções de pensamentos picantes, ao ouvir músicas, são retratadas como notas que vibram em forma de um gozo que envolve a cena, as poses sensuais os olhares languidos transporta a assistência a um mundo erótico, mas não pornográfico, colocando os símbolos que nos comunica com o mundo de Eros, tratando o tema com o devido respeito.

A Usina Cultural Energisa e todos os que participaram na concepção desse trabalho estão de parabéns. A mostra é um grande acontecimento na cultura de nosso Estado. Desde já, convido a todos a prestigiarem esse evento e se deleitares nesse magnífico trabalho.



204 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DIVAS

bottom of page