top of page

Morre Ricardo Brennand

Atualizado: 25 de jul. de 2020



A cultura brasileira perde no Sábado, dia 25 de abril, um dos maiores colecionadores de arte do Brasil. O empresário Ricardo Brennand, 92 anos, proprietário fundador do Instituto Ricardo Brennad, localizado no bairro da Várzea, Recife PB, morreu vitima de complicações com Covid19.



O empresário estava internado no Real Hospital Português, no Recife, desde o último Domingo (19). De acordo com fontes ligadas à família, o pernambucano recebeu tratamento em casa no início dos sintomas, mas precisou ser internado após uma piora. Ricardo deixa a esposa, Graça Maria, e sete filhos.

Ricardo Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 27 de maio de 1927. É o fundador o Instituto Ricardo Brennand (IRB), sociedade sem fins lucrativos localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O pernambucano também se dedicou ao ramo industrial de cimento, aço, vidro, porcelana e açúcar, entre outros negócios da família Brennand.

Descentes de imigrantes ingleses que vieram para o Nordeste no século XIX, Ricardo tinha como hobby colecionar armas, adquirindo-as durante viagens na Europa ou na Ásia. Em 1990, vendeu suas ações e utilizou parte dos recursos para fundar o Instituto. Com ele, criou no Recife um polo turístico de reconhecimento internacional.


O espaço agrega a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira. Abriga ainda um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas.

Em 2017, o Instituto foi eleito como o melhor museu da América do Sul pelo site mundial de viagens TripAdvisor.

O mundo empresarial, artístico e cultural sobre perdas irreparáveis em função da pandemia que assola o mundo. Pernambuco chora seu filho ilustre.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page